SINDIMOC promove plenária popular em Curitiba para debate sobre “mobilidade, sustentabilidade e tarifa zero já”

Por Ian Santos

Curitiba, 13 de Novembro de 2023

Sábado dia 11 de novembro de 2023, o SINDIMOC (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana) promoveu uma plenária popular, trazendo à tona discussões cruciais sobre mobilidade urbana, sustentabilidade e a tão debatida “Tarifa Zero”.

O evento teve como objetivo central abrir espaço para os trabalhadores do transporte coletivo e a comunidade local, destacando a importância de suas vozes nesse cenário. Durante a plenária, foram apresentadas diversas experiências adotadas na área metropolitana de Curitiba, demonstrando que soluções inovadoras já estão em prática. Cidades como Rio Branco do Sul implementaram com sucesso a tarifa zero, enquanto Araucária adotou uma tarifa simbólica de um real por passagem. No entanto, desafios como o alto custo da passagem em Mandirituba foram igualmente ressaltados, evidenciando a complexidade do sistema e a clara falta de diálogo para um transporte mais igualitário e integrado.

A comunidade local, apesar de acolher a ideia de tarifa zero, expressou dúvidas significativas durante a plenária, especialmente em relação à pergunta crucial: “Quem vai pagar essa conta?”. Essa incerteza ressalta a necessidade de esclarecimento e educação da população sobre o funcionamento e os benefícios reais da tarifa zero.

No âmbito da sustentabilidade, os participantes destacaram que recursos não são o problema para a implementação da tarifa zero; a verdadeira carência é de vontade política. A discussão ressaltou a importância de candidatos a prefeitos comprometeremse com essa pauta como parte de seus programas de governo. Enquanto as discussões sobre mobilidade e tarifa zero ocorrem em diferentes esferas, a plenária salientou a falta de diálogo sobre a Região Metropolitana integrada à capital.

O SINDIMOC e os participantes buscam cobrar das autoridades locais uma abordagem mais abrangente que considere a interconexão dessas regiões. Os desafios futuros foram apontados, incluindo a possível demissão em massa dos cobradores que restaram, uma categoria que ainda persiste em Curitiba. A readequação desses trabalhadores em novos postos de trabalho emergiu como uma questão crítica que precisa ser discutida. A aceitação geral da comunidade à ideia de tarifa zero é evidente, porém, como destacado na plenária, esclarecimentos sobre a fonte de financiamento são essenciais, outro ponto crucial é a necessidade de inserir Curitiba e a Região Metropolitana na crescente lista de cidades brasileiras que já adotaram a tarifa zero com sucesso.

Impactos positivos, como o benefício para o comércio local e o acesso facilitado aos pontos turísticos, contrastam com a preocupação com a demissão dos atuais cobradores. Uma proposta é a transição desses trabalhadores para o papel de agentes de bordo nos ônibus, mantendo suas funções essenciais, medida parecida foi implantada em Sorocaba – SP. A tecnologia no transporte público, embora tenha trago benefícios, também trouxe desafios, como a demissão da maioria dos cobradores. A bilhetagem eletrônica nos ônibus é citada como um exemplo de como a tecnologia impactou diretamente na natureza do emprego nesse setor.

A plenária contou com a participação de diversos públicos, incluindo representantes de autoridades políticas, movimentos sindicais, lideranças e também a sociedade civil, evidenciando a necessidade de uma abordagem inclusiva nas discussõessobre o futuro da mobilidade urbana.

A vontade política, segundo os participantes, é o fator determinante para transformar a mobilidade urbana em Curitiba e RMC.

A plenária popular organizada pelo SINDIMOC não apenas trouxe à tona questões cruciais, mas também evidenciou a necessidade de diálogo contínuo e ação conjunta para moldar o futuro dos trabalhadores do transporte coletivo.