Número de arrastões no transporte coletivo em Curitiba cai 38% no 1º semestre, diz Sesp

Foram registrados 373 casos de janeiro a junho de 2019, contra 606 no mesmo período do ano anterior; apesar da redução, são registrados, em média, dois arrastões por dia.

Caiu o número de arrastões no transporte coletivo em Curitiba, de acordo com um levantamento da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR).

No primeiro semestre de 2018, foram registrados 606 arrastões. No mesmo período deste ano, foram 373 - uma redução de 38,4%.

Apesar disso, são registrados, em média, dois arrastões por dia na cidade, segundo a secretaria.

De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), o trecho com mais arrastões é entre o Sítio Cercado e o Boqueirão.

O sindicato reconheceu que o trabalho mais ostensivo da Guarda Municipal e da Polícia Militar (PM) foi importante para essa redução.

"Seria injusto eu dizer que o patamar continua igual há um ano, o que não é verdade. Eu venho pedindo há muito tempo uma delegacia especializada para o transporte coletivo, para a segurança do próprio passageiro e dos operadores. Isso talvez diminuísse ainda mais os números", afirmou o diretor do Sindimoc Ari Dario Pereira.

No primeiro semestre de 2018 foram 606 arrastões e no mesmo período deste ano foram 373 - uma redução de 38,4% — Foto: Reprodução/RPC

Por meio de nota, a Sesp informou que o transporte coletivo recebe o policiamento do 1º Comando da PM. Ressaltou ainda a importância de registrar o boletim de ocorrência, que é fundamental no combate à criminalidade, pois se não há registros, os crimes não aparecem nas estatísticas.

Em relação à sugestão do Sindimoc sobre criar uma delegacia especializada, a Sesp não se manifestou.

Cai número de arrastões no transporte coletivo em Curitiba, diz Sesp — Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Fonte: G1