Sindimoc exige fim de assédio moral na Viação do Sul

Na manhã desta quinta-feira, o Sindimoc se encontrou com trabalhadores da empresa Viação do Sul, em reunião solicitada pelos próprios trabalhadores, para debater e direcionar medidas contra assédio moral na empresa. 
 
 O assédio moral decorre das pressões que os trabalhadores vêm sofrendo por conta de um informativo que ameaça os trabalhadores. Segundo o cartaz, as péssimas condições dos ônibus são de responsabilidade dos trabalhadores da empresa, e, que por isso, devem ser punidos. Uma das punições anunciadas é o rodízio da escala de trabalho, que modifica os horários, turnos e linhas sistematicamente, prejudicando a rotina de motoristas e cobradores. O Sindicato entende que tratar possíveis casos pontuais de maneira generalizada é uma forma de humilhação a todos os trabalhadores da empresa.
 
 "A empresa generaliza ao tratar todos os motoristas como péssimos profissionais. O profissional passa por treinamento, cursos, vários testes, tudo isso inclusive para entrar na própria empresa, para que ela julgue se tal motorista está apto ou não para exercer a função", afirma o presidente do Sindimoc Dino Cesar Morais de Mattos.
 
O Sindimoc já fez protestos formais contra a empresa Viação do Sul sobre a precária manutenção dos equipamentos da frota em outras oportunidades. Trabalhadores que fizeram queixas contra as condições da frota foram punidos, havendo, inclusive, demissão. Houve também casos de acidentes por conta da falta de revisão e recuperação dos ônibus. 
 
O sindicato já protocolou um ofício exigindo à empresa o fim desse tipo de ameaça e assédio imediatamente. De acordo com a resposta da empresa e se as punições prosseguirem ou houver alguma retaliação, providências judiciais serão tomadas.