Palavra do Presidente - Lei do Fura Catraca garante: quem aplica multa é Guarda Municipal e PM

Temos visto nos últimos dias um pouco de informação desencontrada em torno da lei do Fura Catraca. Por isso, precisamos fazer alguns esclarecimentos importantes.

Primeiramente, frisamos que com essa Lei criada pelo nosso companheiro do Sindimoc e vereador Rogério Campos, a cobrança da multa será responsabilidade da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Não do cobrador e motorista.

Vai melhorar muito. Hoje a Guarda pega um fura catraca e não tem o que fazer. Não existe castigo, nada de punição. Hoje não é crime. Com a Lei, isso vai mudar. A Guarda e a PM vão poder multar, levar para Delegacia, registrar queixa, enfim, terá consequências. Com o tempo, a turma que gosta de furar catraca vai perceber que há risco de ser pego e, assim, tende a deixar essa prática de lado.

Aproveitando o ensejo, também é importante destacar que uma luta do Sindimoc e da nossa categoria é tirar da Lei do Transporte Coletivo a obrigação que hoje existe de motoristas e cobradores coibirem invasão de tubos, ônibus e terminais. Não somos polícia! Cada um no seu papel! Essa norma não está certa e em várias ocasiões ela já deixou companheiras e companheiros trabalhadores em maus lençóis perante grupos de vândalos que não respeitam a ordem e os direitos de todos.

Por isso, seguimos na luta! Lei da Fura Catraca já! Essa sacanagem não pode continuar!

 

Anderson Teixeira – Presidente do Sindimoc