Notícias do Sindimoc

27/04/2015 - Há um ano motoristas e cobradores de Araucária acamparam ao lado de terminal em nome de direitos e saíram vitoriosos

27/04/2015 - Há um ano motoristas e cobradores de Araucária acamparam ao lado de terminal em nome de direitos e saíram vitoriosos

Após serem despedidos sem aviso prévio, com férias vencidas e sem qualquer acerto de FGTS ou direito a seguro desemprego, motoristas e cobradores da empresa Araucária realizaram protesto no dia 27 de abril do ano passado.

Os trabalhadores montaram um acampamento que foi mantido até o dia 4 de maio, data em que aconteceu a audiência de conciliação na 1ª Vara do Trabalho da cidade.

 Em janeiro daquele ano, a empresa já havia alegado à Urbs não ter caixa para pagar funcionários, combustível e outras despesas essenciais ao desenvolvimento de sua atividade econômica.

Além disso, com funcionários do setor de escritório e manutenção que a empresa também despediu sem aviso prévio e qualquer tipo de acerto previsto nas leis trabalhistas, a empresa realizou acordo em que se propunha a pagar parceladamente as verbas indenizatórias, no entanto, no segundo mês os pagamentos voltaram a não ocorrer.

A paralisação de funcionários afetou linhas de São José e Araucária

Centenas de passageiros de ônibus do transporte coletivo de Araucária e de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, ficaram esperando por mais de uma hora que os ônibus voltassem a circular. Duas reuniões entre funcionários de empresas de ônibus e sindicalistas causaram atrasos em dezenas de linhas.

Decisão tomada pela Justiça garantiu o FGTS para os trabalhadores e multa para a empresa

A audiência realizada no dia 4 de maio com os motoristas e cobradores demitidos da empresa de Araucária, com o objetivo de resolver os atritos gerados pela demissão em massa dos funcionários, definiu que, em até cinco dias, fosse pago aos trabalhadores o fundo de garantia e, além disso, a multa indenizatória de 50%.  

Com a situação favorável, o acampamento dos motoristas e cobradores de Araucária foi desmontado em nome de mais uma vitória da categoria. 

Fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vídeos dessa notícia

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDIMOC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDIMOC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.