Sob ameaça de calote nos salários e demissão em massa, motoristas e cobradores aprovam indicativo de greve

Assembleias que ocorreram de manhã e a tarde dessa sexta (27) aprovaram o indicativo de greve
Motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana se reuniram hoje, em assembleia às 9h e 15h, na sede do Sindimoc, e aprovaram por unanimidade indicativo de greve, que dá prazo legal para início de paralisação no transporte coletivo em 72 horas. A decisão da categoria ocorre após notificação feita pelas empresas de ônibus sobre a decisão de não pagar corretamente aos trabalhadores os salários de dezembro, janeiro e o 13º, além da intenção de demitir dois mil motoristas e cobradores, sem o pagamento de verbas rescisórias. A paralisação deve começar zero hora de terça-feira (1°/12). Os trabalhadores também aprovaram que o Sindimoc entre com açoes judiciais na esfera da Fazenda Pública visando abrir a planilha do transporte coletivo, incluindo todos os custos de operação por parte das empresas. 
 
O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC), relata que a categoria está perplexa e indignada. “Não permitiremos que ilegalidades sejam cometidas contra os trabalhadores. O risco da atividade laboral não pode ser repassada aos funcionários, fazemos nossa parte, que é trabalhar, e exigimos receber o que nos é devido, ou seja, nossos salários e direitos garantidos por Lei”, aponta o presidente.
 
Segundo a Lei Federal 4.749/65, a primeira parcela do 13º salário deve ser paga até o dia 30 de novembro. Decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) também dão entendimento da ilegalidade das demissões em massa.