Sindimoc se prepara para as negociações coletivas de 2016

Foto: Fetropar
O Sindimoc, representado por seu presidente Anderson Teixeira e pelos advogados Ariel Paulo Marinoski e Frederico Silva Hoffmann, participou do 15º Seminário Preparatório para as negociações coletivas da FETROPAR.
 
Os três dias de seminário contaram com painéis e debates voltados a análises econômicas e judiciárias, todas voltadas a negociações com a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (FETROPAR). 
 
O evento contou com entidades da CNTTT, da FETROPAR e entidades sindicalistas filiadas e parceiras. E já em seu primeiro dia houve o painel Poder Judiciário: moderação e mediação na solução dos conflitos coletivos, ministrado pela Desembargadora Dra. Ana Carolina Zaina - vice-presidente do TRT - 9º Região.
 
O seminário ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em Paranaguá. E em, seus dias foram discutidos balanços econômicos e políticos do Brasil e suas perspectivas para o próximo ano. Além de um análise das negociações coletivas desse ano, foram colocadas na mesa as previsões de negociação para 2016.
 

O que foi definido

Neste ano, a pauta sofreu algumas modificações, principalmente em relação aos itens que tratavam da lei 12.619/2012 – que não está mais em vigor –, e foram substituídos pelos termos dos direitos contidos na legislação.
 
Além disso, foram incluídas especificações de pisos salariais para vários cargos, tanto na função de condutores quanto aos trabalhadores de escritório e manutenção, de benefícios como o da alimentação, e do cumprimento das empresas a dispositivos legais – como o cumprimento do depósito e da homologação dentro do prazo, sob pena de multa.
 
Diante da conjuntura nacional de ameaças aos trabalhadores, também foi incluída uma cláusula relativa às terceirizações.
Após longos debates, os dirigentes aprovaram o rol por unanimidade, durante a Assembleia Geral Extraordinária da Fetropar, definindo as negociações coletivas para o exercício de 2016.
 
E ainda, foi aprovada a constituição da Coordenação e Membros da Comissão de Negociações Coletivas da Federação para 2016. Foram eleitos como coordenadores José Aparecido Faleiros, Jonas Cleiton Comissio, Alcir Antônio Ganassini, Valdemar Ribeiro do Nascimento e Edimilson Pereira da Mata.
 
Com a deliberação, cada sindicato deverá realizar Assembleias Gerais com suas bases para referendar as pautas, em 18, 19 e 20 de novembro.