Nova rota de ônibus vai ligar Santa Felicidade ao Campina do Siqueira

A Urbs anunciou nesta quinta-feira (23) alterações em duas linhas de alimentadores que circulam em Curitiba: Tuiuti/Barigui e Vila Marqueto. A primeira, que até então conectava o terminal Campina do Siqueira ao câmpus da Universidade Tuiuti, vai praticamente dobrar a distância percorrida, ligando agora o bairro Santa Felicidade ao Campina do Siqueira. A rota vai, inclusive, mudar de nome, passando a se chamar Terminal Santa Felicidade/Campina do Siqueira. Segundo a prefeitura, a linha deve atender cerca de 3 mil passageiros por dia. Mesmo com a mudança, que passa a valer a partir da próxima segunda-feira (27), o câmpus da universidade continuará a ser atendido pela nova rota.
 
De acordo com a Urbs, o novo itinerário desobriga os passageiros a fazerem a integração na Estação Mercês, com o ligeirinho Inter 2, o que também deve ajudar a desafogar o tubo. Uma linha de reforço Tuiuti/Barigui, no entanto, deve ser mantida nos horários de entrada e saída da universidade.
 
Segundo a prefeitura, o trajeto do ônibus será feito a partir do Terminal do Santa Felicidade, passando pelas ruas Via Veneto, Nicolau José Gravina, Francisco Basseti Junior, Laudislau Kula e pela BR-277. Adequações viárias ao longo desse trecho, como a implantação de semáforos, foram feitas para permitir o melhor deslocamento do alimentador.
 
CIC
 
A outra linha que também foi espichada é a Vila Marqueto, que antes passava ao lado da Vila São José, na Cidade Industrial de Curitiba. Agora, o ônibus vai circular na comunidade. Com a recente desintegração tarifária entre as linhas urbanas e metropolitanas, o objetivo da Urbs é fornecer uma opção de transporte para os moradores da região, que atualmente são atendidos apenas por linhas administradas pela Comec.
 
A vantagem desta nova opção, segundo a prefeitura, é que a comunidade poderá utilizar o cartão-transporte da Urbs, pagando R$ 3,15 nessa modalidade, ante os R$ 3,30 cobrados no cartão-transporte das linhas metropolitanas.