Notícias do Sindimoc

Comissão da Câmara aprova implantação de ‘botão do pânico’ nos ônibus de Curitiba

Um projeto de lei que define que o transporte público coletivo de Curitiba deve possuir sistema de emergência por meio de dispositivo eletrônico acionado por botão de pânico foi acatado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara nesta terça-feira (17).

Ao longo de 2017 a comissão encaminhou o projeto à Urbs para análise da viabilidade. Em resposta, foram informados que os ônibus já dispõem desse sistema, e o órgão então manifestou-se contrário à criação da lei.

Em setembro de 2017, o vereador e diretor do Sindimoc, Rogério Campos (PSC), presidindo a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, promoveu uma audiência pública sobre o tema.

A aprovação na CCJ não significa a aprovação do projeto ainda, porém é um grande passo. O caminho a seguir é passar pelas outras comissões e ir a discussão e votação em plenário.

O Sindimoc acredita que é necessário efetivar o uso do botão pânico, com a chamada DIRETA para a força policial quando o trabalhador do transporte coletivo o aciona. Hoje, a principal queixa dos trabalhadores é que a tecnologia faz a comunicação com a empresa de transporte, mas não com a polícia, que acaba não sendo comunicada.

Comente esta notícia

código captcha