Sindimoc realiza hoje assembleia na Redentor e paralisação de 1 hora no Anel Central

Na madrugada desta terça-feira (05), o Sindimoc realizou assembleia na garagem da empresa Redentor. Trabalhadores apoiaram a iniciativa do Sindimoc, aprovando a realização de paralisações, passeatas e acampamento em praças.

Entre 9 e 10 horas, motoristas, cobradores e usuários realizaram a paralisação de todas as linhas da região central de Curitiba, nas praças Rui Barbosa, Osório, Tiradentes, Zacarias e Carlos Gomes, Travessa Nestor de Castro e

Grande ato será dia 20 de setembro

A intenção dos atos realizados nos últimos dias foram para convidar trabalhadores e usuários para um grande ato geral, em 20 de setembro, às 15h, na Praça na Rui Barbosa.

O Sindimoc estuda ainda a possibilidade de fazer uma greve geral a partir do dia 21, caso uma solução não seja apresentada.

Filmadora Já!

Entre as principais reivindicações dos trabalhadores e usuários é a colocação das filmadoras com monitoramento online em todos os veículos, e medidas como patrulhamento especial e implantação de delegacia especializadas em crimes nos coletivos, como já foi implantado em Porto Alegre/RS.

Estudo de viabilidade das câmeras

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) está realizando um estudo para verificar a viabilidade de implementação das câmeras de segurança.

Os testes com as filmadoras estão previstos para iniciar em 15 de setembro, em veículos da Região Metropolitana. Já a Urbs, responsável pelo transporte em Curitiba, até o momento, não tomou nenhuma iniciativa para viabilizar a medida, embora Lei Municipal 13.885/ 11 determine que sejam instaladas filmadoras em todos os veículos.

Próximas ações

Na quarta (06), a assembleia será na São José Filial, com paralisação das 15 às 16 horas, no Anel Central.

Na próxima semana, as assembleias de segunda a sexta-feira, na ordem: Piraquara, CCD, Glória Boa Vista, Mercês e Teffé. O objetivo é ouvir o trabalhador e deliberar as próximas ações.

Na segunda-feira (11), a paralisação será de TOTAL, tanto das 9h às 10h, quanto das 15h às 16h.

Repúdio à ação do Setransp

 

Para o Sindimoc, o Setransp deveria mostrar mais compromisso com a segurança dos trabalhadores e usuários do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana. Mesmo que seus diretores andem em carros blindados, esse problema também é deles.

Cada vez mais passageiros têm optado por Uber e outros modos de deslocamento, em face aos índices crescentes de criminalidade nos ônibus. O Sindimoc vai continuar lutando por mais segurança para todos os motoristas e cobradores.

“Isso só mostra o tamanho do descaso dos empresários com passageiros e trabalhadores”, afirma o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.