Notícias do Sindimoc

Motoristas e cobradores pedem reajuste de 15%, abono salarial e auxílio alimentação igual ao da Urbs

Sindimoc formalizou nesta quarta-feira (25) pauta de reivindicações para a Convenção Coletiva de Trabalho 2017

Desde 2011, decisões sobre rumos da negociação são decididos coletivamente, por TODOS os trabalhadores. Envolvimento e participação de toda a categoria novamente serão fundamentais para alcançarmos uma boa conquista!Nesta quarta-feira (25), o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) protocolou os 79 itens da pauta de reivindicações para  a Convenção Coletiva de Trabalho de 2017. As solicitações da categoria buscam uma realidade mais digna para os trabalhadores.

Dentre as reivindicações, destaca-se o reajuste salarial de 15% sobre o piso salarial e o requerimento para que o valor do Auxílio Alimentação seja igual ao oferecido aos funcionários da Urbs que atuam no transporte coletivo, buscando maior equiparidade de poder de compra entre os trabalhadores do transporte. Atualmente, os funcionários da Urbs recebem R$ 977,22 (R$ 670,48 mais crédito no cartão alimentação de R$ 306,74). Desde 2011, motoristas e cobradores vêm conquistando um Cartão Alimentação, que hoje está em R$ 500 mensais. Até 2010, esse benefício não existia - apenas era dada uma cesta básica, de valor inferior a R$ 100.

O Sindimoc reivindica também a extinção total da possibilidade de ampliação do intervalo intrajornada, tanto para trabalhadores do transporte urbano como metropolitano. A intenção é não permitir que os trabalhadores tenham que fazer, por exemplo, três horas de manhã e três horas à tarde, com um grande intervalo entre as duas. A CLT determina ainda que em jornadas de menos de seis horas seja obrigatório um intervalo de 15 minutos.

A pauta também reivindica um abono no valor de R$ 500. Esse benefício vem sendo conquistado pela categoria desde 2011. Até 2010, esse benefício também não existia.

Outra reivindicação é a alteração da atual forma de controle de jornada. Hoje o trabalhador passa o cartão na catraca da URBS e esse é o único controle. O Sindimoc reivindica que haja um sistema no qual o trabalhador tenha acesso à informação, conforme determina a legislação brasileira.

Negociação

A primeira reunião de negociação está agendada para esta quinta-feira, às 10h30, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Participam do encontro representantes do Sindimoc, sindicato patronal, URBS e Comec.

Clique aqui e confira a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2017 dos motoristas e cobradores.

Fotos dessa notícia