Greve de motoristas e cobradores é cancelada pelo menos até o dia 29

A greve dos motoristas e cobradores de Curitiba, que estava marcada para começar na próxima segunda-feira, dia 22, está cancelada. A situação deve permanecer estável pelo menos até o dia 29 deste mês, quando o Sindimoc, que representa a categoria, volta a se reunir com os gestores do transporte coletivo.
 
Na tarde desta quinta-feira (18), em uma reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT), os dois lados cederam para que não acontecesse uma paralisação. O Setransp, sindicato patronal ligado às empresas de ônibus, se comprometeu a suspender novas demissões de dirigentes sindicais. Em contrapartida, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana retirou o indicativo de greve. De acordo com o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, a reunião teve sucesso, já que o objetivo era estabelecer um diálogo com as empresas.
 
Três promotores do Ministério Público auxiliaram nas negociações. Inclusive, antes de a reunião começar, o procurador chefe do MPT, Gláucio Araújo de Oliveira, conversou individualmente com as partes. Por iniciativa do próprio Ministério Público do Trabalho, também ficou decidido que empresas e funcionários agora vão fazer parte do sistema PROMO, o Procedimento Promocional. Este mecanismo eletrônico do MPT abre um canal definitivo para que as partes discutam as reivindicações. Na prática, a partir de agora o Sindimoc vai oficializar as denúncias neste sistema e as empresas vão receber um prazo para resolver as questões. O presidente do Setransp, Maurício Gulin, que representa as empresas, considera a medida positiva.
 
A principal discussão promovida pelo Sindimoc foi a questão do assédio moral e demissão de trabalhadores ligados ao sindicato. Outra decisão tomada na reunião foi a criação de uma agenda no Ministério Público do Trabalho para discutir essa questão. Mas tudo indica que a rodada de negociações deve ser longa. Isso porque, além do assédio moral, a categoria voltou a relatar problemas com o atraso de benefícios. Segundo o Sindimoc, pelo menos três empresas de ônibus têm, com frequência, atrasado o pagamento do vale-alimentação. E há também a denúncia de que uma empresa não estaria recolhendo o FGTS dos trabalhadores.
 
Na tarde desta quinta-feira (18), também participaram da reunião a Urbs e a Comec, responsáveis pelo transporte em Curitiba e na Região Metropolitana, respectivamente. A primeira reunião da agenda permanente de discussões está marcada para o dia 29 de junho, na sede do Ministério Público do Trabalho.